segunda-feira, 4 de junho de 2012


Um fim de semana especial de Guimarães 2012

À medida que a programação diversa e plural de Guimarães 2012 vai sendo apresentada, o efeito de surpresa esbate-se e a excepcionalidade instala-se numa quase normalidade. A sucessão de estreias performativas, sejam de teatro,música ou dança, de exposições, de debates, de intervenções artísticas multidisciplinares, apesar de intensa, entrou na rotina, tanto das audiências como dos mediadores.
No plano comunicacional, que se alimenta da singularidade, a operação de destacar ou hierarquizar notícias é agora mais difícil. Mas é por isso que me proponho fazer aqui, fazendo menção aos três acontecimentos que preencheram o meu fim de semana na Capital Europeia da Cultura. Um especial fim se semana como espero ser capaz de demonstrar.

Flatland Redux

Delfim Sardo reuniu quatro convidados num exercício de reflexão sobre a pintura hoje. O resultado é uma exposição absolutamente fascinante, um dos pontos altos da programação de arte e arquitectura de Guimarães  2012. Sardo é um dos críticos de arte com um percurso mais sólido, assente numa conceptualização informada sobre os caminhos da artes contemporâneas, e os artistas que escolheu apresentam trabalhos que prendem o olhar e a inteligência de modos diferentes mas igualmente sedutores.
Sardo quis vincar que a pintura não desapareceu, que há uma especificidade desta forma de trabalhar a imagem. Nenhum dos quatro autores coincide na forma como se confronta com a historia que o precede, nem sequer na técnica ou na problemática que o circunscreve, mas os cruzamentos destas quatro perspectivas são infindáveis, o que torna esta exposição obrigaria.

 O Fantasma do Novais

Margarida Gil perseguiu um Novais nos olhos e nas mãos de quem com ele privou ou de quem conheceu quem como ele privou. Os depoimentos falam pouco da personagem histórica, como se o tempo tivesse feito do homem que atravessou continentes para ser o mais cosmopolita dos vimaranenses do século XX, uma espécie de Flatland. O filme de Margarida é uma bela homenagem no feminino ao Novais de Maria Belo, Flávia Monsaraz, Maria Cabral, mas não pode ou não quis revelar o que as pregas do tempo ocultaram. Este Novais e um personagem do cinema e não dos tempos.

Androulla Vassiliou

Androulla Vassiliou chegou a Guimarães na tarde chuvosa do dia 2 de Junho, com um programa arduamente negociado com o seu gabinete, num ambiente de expectativa. Nenhum de nós conhecia pessoalmente a Comissária e o apertado protocolo parecia assinalar um certa formalidade.
A primeira reunião teve lugar no Paço dos Duques, no gabinete do Director gentilmente cedido para o efeito. Após as boas vindas do Senhor Presidente da Câmara, entrámos na matéria: eu e o Dr. Carlos Martins traçamos os objectivos, as linhas programáticas e os resultados já verificados de Guimarães 2012. Em resposta, a Senhora Comissária revelaria de imediato não só o tom em que decorreria o resto da sua visita, como as qualidades que fazem dela um dos membros mais valiosos da Comissão Europeia, pela sua experiência, pela sua arguta e fundamentada visão política, pela clareza de propósitos, pela simpatia humana que coloca nas relações institucionais, pelo conhecimento dos dossiers e pela rapidez de apreensão das situações encontradas no terreno. Deixando de lado, as palavras que tinham sido preparadas para a ocasião, Androula Vassiilou reagiu com inteligência à informação que lhe foi prestada, mostrou um amplo e prévio contacto com informação analisada, e foi calorosa nas palavras de apoio, de incentivo e de reconhecimento.

Os restantes passos da visita, que incluíram ainda a abertura da exposição Flatland, um jantar no centro histórico com comida tradicional, um concerto no Vila Flor, uma visita à ASA e ao Instituto de Design, uma breve mas emocionada presença num ensaio da Fundação Orquestra Estúdio, uma conferencia sobre políticas publicas para as artes e a cultura, declarações à imprensa, deixaram sinais claros de que a aposta de Guimarães 2012 conta com o acompanhamento e o estimulo próximos da Comissão Europeia.
Quando estamos prestes a encetar um novo ciclo de programação da CEC e a dobrar o cabo do primeiro semestre do ano 2012, estes sinais não podem deixar de merecer a devida valorização.

Sem comentários: