sábado, 10 de março de 2012

O Ser Urbano: nos Caminhos de Nuno Portas. Registo

Agradeço a todos a presença neste momento particularmente significativo da programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. O espaço ASA enquanto espaço de criação e exibição da Capital Europeia da Cultura entrou agora em funcionamento pleno.
Gostaria de pôr em destaque a exemplaridade deste projecto, que coloca Guimarães em linha com as grandes cidades europeias que converteram grandes naves industriais ou logísticas em espaços abertos ao talento e à inovação, nas suas modalidades diversas de expressão.
Aqui temos agora a funcionar em pleno um Laboratório de Curadoria, na entrada, duas grandes galerias expositivas, uma Caixa Negra para artes performativas, com capacidade para 250 pessoas e um palco que reproduz as dimensões do Auditório Principal do Centro Cultural Vila Flor, duas salas de ensaio para dança e teatro. Em breve entrarão em funcionamento o Laboratório de Cultura Urbana, para onde se canalizam através de colectivos de artistas, relações com o Brasil e Galiza, e um conjunto de serviços da Capital Europeia da Cultura, como o serviço educativo, acolhimento de visitantes com loja e bilheteira. A ASA disporá também de cafetaria e restaurante e um conjunto e lojas a cargo do proprietário da antiga Fábrica.
Este novo espaço é o resultado de uma confluência com um grupo empresarial, o grupo Lameirinho, a cujos representantes, Comendador Albano Coelho Lima, Dr. Miguel Coelho Lima e Arq. Paulo Coelho Lima, Administradores da Lameirinho, e Dr. Francisco Rocha Antunes, responsável pela gestão da promoção imobiliária, devo aqui prestar publico reconhecimento pela forma como souberam estabelecer com a Fundação Cidade de Guimarães, nos últimos meses, em condições apertadas de tempo e recursos financeiros, uma dinâmica parceria. A Fábrica ASA recebeu nos últimos 5 meses uma grande transformação, que certamente orgulha os seus proprietários, aqueles que aqui trabalharam e a cidade de Guimarães para a qual este nome é emblemático.


 A exposição que agora inauguramos é um dos projectos a que a Capital Europeia da Cultura, através da programação de arte e arquitectura, liderada pela Professor Gabriela Vaz Pinheiro, prestou uma especial atenção.
Através dele evoca-se o caminho e as encruzilhadas, de um arquitecto que tem percorrido Portugal e o Mundo reflectindo e intervindo na cidade. Nuno Portas.
Uma Capital Europeia da Cultura proporciona o contexto adequado à evocação desta personalidade que trouxe escala e reconhecimento internacionais à arquitectura portuguesa e tem ajudado a interpretar e planear alguma das grandes cidades da Europa e do Mundo. Entre elas, Guimarães, a que está ligado desde 1983.
Arquitecto de cidades, da cidade, fenómeno complexo, global e em mutação, esta exposição distribui-se espacialmente como se de uma cidade se tratasse, ou como um arquipélago de cidades. Uma cidade não é uma ilha, diz Nuno Portas, ou se o é, faz parte de um arquipélago.
Agradeço vivamente ao arquitecto Nuno Grande a dedicação e competência com que comissariou o projecto, de que resultou esta exposição que não deixará de constituir um das grandes referências de Guimarães 2012. 

Sem comentários: