segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Inov-art

Seminário de encerramento da 3ª edição do programa Inov-Art patrocinado pela Direcção Geral das Artes, no Centro Cultural São Mamede, no sábado. em Guimarães.
Foi-me grato participar nesta edição na qualidade de perito. Permitiu-me o contacto directo com a orgânica e intervenientes num programa altamente meritório: proporcionar cerca de 150 estágios internacionais a jovens portugueses entre os 20 e os 30 anos, em diversas áreas da produção artística e cultural.
Coube-me a avaliação da área de Património Cultural, que abrangeu cinco bolseiras, cujos estágios decorreram no Brasil, em Inglaterra, na Holanda, na Alemanha e nos Estados Unidos. Não tenho qualquer dúvida de que esta iniciativa se repercute de forma muito enriquecedora nos curricula dos jovens profissionais e na sua experiência de vida. Acredito, por outro lado, que ao abrir o mercado global a jovens portugueses qualificados, também se reforça a internacionalização da arte e da cultura portuguesas e que, por essa via, o retorno que o país sempre obterá só reforça a oportunidade da iniciativa. Finalmente, foi para mim particularmente grato registar as avaliações altamente positivas dos coordenadores locais dos estágios que em todos eles sublinham não só a competência e capacidade de trabalho dos bolseiros, como a sua disponibilidade para frequentar seminários e desempenhar tarefas para lá do plano de estágio. Nesse aspecto somos tendencialmente mais “curiosos” e “criativos”.

Sem comentários: