terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cerâmica "palissy" em Raissac e no Louvre

Christine e Jean Viennet fizeram do castelo de Raissac, perto de Béziers, na região do Languedoc, uma galeria de arte, um centro de produção vinícola, um equipamento turístico de visita e permanência. Ele é pintor e produtor de vinhos. Ela, de origem norueguesa, ceramista. Cultiva o estilo "palissy", realizando peças segundo os padrões naturalistas descobertos no século XVI por Bernard Palissy e continuados no século XIX por ceramistas em várias cidades europeias, incluindo a vila das Caldas da Rainha. A sua paixão por este género de faiança levou-a a reunir uma importante colecção de "neo-palissys".
No Louvre, parte desta colecção pode ser vista na exposição "Bernard Palissy et ses suiveurs, du XVI siècle à nos jours". Um conjunto importante de peças do ceramista caldense Manuel Mafra figura na exposição, cedidas pelo coleccionador Duarte Rodrigues. Um catálogo, elaborado por Christine Viennet foi editado.
Oito páginas do catálogo são dedicadas aos ceramistas caldenses: Manuel Mafra, José Alves Cunha, José Francisco de Sousa, Rafael Bordalo Pinheiro, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, Francisco Gomes de Avelar, Avelino Soares Belo, Francisco Elias, Herculano Elias. A informação é pouco precisa e tributária em exclusivo da obra de Marshall Katz, Portuguese Palissy Ware.

Sem comentários: