sexta-feira, 14 de maio de 2010

Saldanha Sanches

Do último texto que José Luis Saldanha Sanches assinou no Expresso de 10 de Abril de 2010:

A principal razão dos ataques de João Cravinho à corrupção é a percepção que este tem há muito de que, com este nível de esbulho de dinheiros, a corrupção no sector público torna totalmente insustentável qualquer ideia de que este possa ter um papel na economia, se não determinante, pelo menos complementar.


Este foi o tema central da sua intervenção política nos últimos anos.
Quando cheguei à Universidade, em 1966,  ouvi pela primeira vez pronunciar o seu nome com a admiração um pouco mitificada pela aura de entrega e coragem que rodeava aqueles que se tinham oferecido ao combate contra a Ditadura. Contavam-se os episódios da sua prisão e do seu julgamento. Só o conheci porém já depois de 1974. Nos trinta anos do 25 de Abril dirigi-lhe um convite, que aceitou, para celebrar em Peniche, no local onde cumpriu a pena política imposta pelo Regime Autoritário, a liberdade pela qual generosamente lutara.

1 comentário:

J.L. Reboleira Alexandre disse...

«Pela liberdade de Saldanha Sanches»

Todos os que andaram pelas escolas do império nos anos 60 e inicio de 70 puderam ler estas palavras, nos jornais de parede de todas as faculdades!

Hoje, e cá de longe tenho alguma dificuldade em compreender que esta fase da sua vida seja pouco mais que aflorada, e quase num sussurro. Porquê?