quarta-feira, 3 de junho de 2009

A tertúlia do Arquivo

Acácio de Sousa fez da iniciativa "Uma Bica no Arquivo Distrital" de Leiria um exemplo e um caso. Levou ao arquivo um publico diversificado e participativo. Estimulou investigadores de origens distintas a apresentar os seus trabalhos e criou uma rede informal de utilizadores dos acervos do arquivo. As intervenções, na sua pluralidade, deram voz a saberes com expressão regional e metodologias renovadas. Ao longo de dois anos, sedimentou-se em torno das quartas-feiras, uma por mês, um espírito de tertúlia, agregando professores e investigadores, palestrantes e participantes, que raramente as instituições conseguem produzir e manter.
Estamos-lhe muito gratos pelo resultado do seu empenho. Aguarda-se com expectativa a continuação desta boa prática.

1 comentário:

João Ramos Franco disse...

Estive a ler os eventos do Arquivo Distrital de Leiria, e entre os muitos de "Uma Bica no Arquivo Distrital", só a presença para ouvir e aprender deve ser gratificante. Este último que aqui transcrevo versa um tema o qual escutaria com avidez de conhecimento.

“No próximo dia 3 de Junho, quarta-feira – às 18 horas, o Arquivo Distrital de Leiria convida para uma conversa à descoberta da história local, numa bica ao fim da tarde, com entrada livre.
O nosso convidado é o Dr. Carlos Camponez, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e vem conversar sobre “A Imprensa Regional no regime democrático".
João Ramos Franco